Antes de mais nada o marketing de performance ou tráfego pago tem se tornado cada vez mais popular entre empresas de todos os tamanhos e setores, e isso não é à toa. Esse tipo de marketing permite medir e otimizar resultados de forma constante, alcançando objetivos como aumento de tráfego, geração de leads e vendas.
Portanto, é possível direcionar seus esforços e investimentos para as estratégias e canais que realmente estão gerando resultados para sua empresa. Mas afinal o que é o marketing de performance e será que ele pode ser o “salvador” das empresas no ambiente digital?
O que é Marketing de performance?
Marketing de performance, também conhecido como marketing de mídia e performance ou – o mais usual do momento – tráfego pago, é uma estratégia dentro do marketing digital na qual as ações são medidas e pagas com base em resultados específicos, como cliques, conversões ou vendas. Isso permite que as empresas invistam em publicidade observando o retorno sobre o investimento, ao invés de pagar por ações genéricas como divulgação de vídeos, compra de impressões, entre outros.
Conheça os principais benefícios do Marketing de Mídia e Performance
Uma das principais vantagens do marketing de mídia e performance é a possibilidade de direcionar esforços e investimentos para as estratégias e canais que realmente estão gerando resultados para a empresa. Isso significa que, ao invés de gastar tempo e dinheiro com aquilo que não pode ser medido ou mensurado, uma empresa se concentra em ações diretamente relevantes para o retorno financeiro.
Outra vantagem importante é a possibilidade de investir em campanhas pagas, como Google Ads e Facebook Ads, para alcançar um público específico e aumentar sua visibilidade na internet. Campanhas desenvolvidas nessas plataformas permitem que a empresa atinja potenciais clientes que já estão interessados no seu produto ou serviço, aumentando as chances de conversão em vendas.
Além disso, o marketing de performance permite que tenha ações baseadas em dados e retorno do investimento em anúncios conhecido como ROAS, onde todas as suas ações de marketing digital são avaliadas por esse indicador.
Por último, não menos importante, é a possibilidade de se adaptar rapidamente a mudanças no mercado. Conforme os resultados são medidos é possível detectar rapidamente se uma estratégia não está dando resultado e tomar medidas para corrigir isso.
Como aplicar o Tráfego pago na sua empresa?
Para implementar o marketing de performance, devemos ficar atentos a alguns detalhes e práticas:
1. Defina um objetivo
Tenha um objetivo claro e defina as suas metas, que dirão se você cumpriu o objetivo. Além disso, é necessário acompanhar as métricas que indicam o caminho para o sucesso da meta estabelecida.
Por exemplo: Se você quer viajar para praia podemos nos organizar para que tenhamos controle de todo fluxo de viagem. Veja:
Objetivo: Viajar para o litoral da Bahia de carro.
Meta: Chegar em Porto Seguro às 9H da manhã do sábado do 21/01/23 .
Métricas (KPI’): Quilometragem percorrida por hora, quantidade de combustível e a direção da viagem.
Ou seja, dessa forma, dependendo do que dizem nossas métricas, podemos entender se estamos no caminho certo para bater a meta.
2.Escolha as plataformas de publicidade
Decida em quais plataformas de publicidade você irá investir, como Google Ads, Facebook Ads, entre outras. Agora, porque Google Ads e Facebook Ads (Meta Ads) são as principais ferramentas de investimento?
Google Ads
Existem várias razões pelas quais é vantajoso investir no Google ads:
Visibilidade: O Google é o mecanismo de busca mais utilizado no mundo, o que significa que anunciar nele garante grande visibilidade para sua empresa.
Targeting: O Google Ads permite que você segmente seu público-alvo por idade, gênero, localização, interesses e muito mais, o que ajuda a garantir que sua campanha atinja as pessoas certas.
Retorno financeiro: O Google Ads é uma forma eficaz de atrair pessoas interessadas em seus serviços e/ou produtos e assim aumentar suas vendas, o que significa que o retorno sobre o investimento pode ser muito bom.
Medição: O Google Ads oferece uma série de ferramentas para medir o desempenho de sua campanha, o que permite que você ajuste sua estratégia para obter melhores resultados.
Flexibilidade: O Google Ads é uma plataforma flexível, o que significa que você pode começar com um orçamento menos expressivo e aumentá-lo à medida que sua campanha começa a dar resultados. Ficou interessado? Saiba como criar sua conta aqui.
Facebook Ads (Meta Ads)
As várias razões pelas quais é vantajoso investir nessa plataforma são:
Grande alcance: O Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente, o que significa que sua campanha pode alcançar uma audiência muito grande.
Targeting avançado: O Facebook Ads permite que você segmente seu público-alvo com base em interesses, comportamentos, localização, idade, gênero e muito mais, o que ajuda a garantir que sua campanha atinja as pessoas certas.
Integração com Instagram: O Facebook Ads permite que você alcance usuários do Instagram, aumentando ainda mais o alcance de sua campanha.
Dados de usuários: O Facebook tem uma grande quantidade de informações sobre seus usuários, o que permite que você crie campanhas altamente segmentadas e personalizadas.
Flexibilidade: O Facebook Ads é uma plataforma flexível, o que significa que você pode começar com um orçamento pequeno e aumentá-lo à medida que sua campanha começa a dar resultados.
Existem ainda outras plataformas com alcances e segmentações tão boas quanto as duas citadas acima. Algumas delas são: Linkedin, TikTok, Twitter, Pinterest, Bing etc.
3. Tenha Criativos atraentes
Os anúncios têm a importante missão de despertar o interesse do público a partir de poucos elementos textuais e visuais. Então ter uma mensagem clara e que se conecte com o público e sua fase de compra, terá mais chances de aumentar e maximizar os resultados da campanha.
4. Configure o rastreamento do seu site:
Um dos pilares do marketing de performance é análise de dados e para isso precisamos rastrear e coletar os dados de acesso ao seu site ou redes sociais, para isso existem diversas ferramentas disponíveis no mercado sendo umas das principais o Google Analytics que coleta dados do site, e-commerce e app se houver.
5. Otimize suas campanhas
Com base nos dados de campanhas e de vendas é possível identificar quais campanhas tem o melhor desempenho e traçar novas estratégias para otimização das demais.
6. Medir e analisar os resultados
Monitorar continuamente os resultados para avaliar o sucesso da sua estratégia e fazer ajustes conforme necessário.
Otimizando Retorno de investimento
Otimizar o Retorno de investimento em mídia: Por fim, com todos os passos acima é possível identificar qual canal de mídia, campanha, anúncio, segmentação de público tem os melhores resultados e conseguem atrair novos clientes para a empresa e assim determinar a melhor forma de investir, segmentando como citado.
Agora quando se trata de investir em marketing de performance, algumas empresas podem ter objeções ou dúvidas quanto aos benefícios desse tipo de estratégia, confira se essa estratégia é para você:
Se você acha que não tem orçamento suficiente
O tráfego pago pode ser uma estratégia acessível para empresas de todos os tamanhos. É possível começar com orçamentos menores e aumentá-los conforme os resultados vão surgindo. Além disso, é possível otimizar campanhas para obter melhores resultados com menor investimento.
Não tem tempo para medir e otimizar resultados constantemente?
Embora o marketing de mídia e performance tenha um esforço contínuo para medir e otimizar resultados, isso pode ser feito de forma eficiente com ferramentas automatizadas e a nossa equipe especializada. Além disso, todos os insights serão fornecidos e analisados pela nossa equipe
Não tem certeza qual canal é melhor para começar?
Primeiro, analisamos o segmento da empresa e onde seus concorrentes investem mais e alinhamos isso com seu objetivo. Desse modo, definimos qual plataforma é mais adequada para iniciarmos.
Como medir o retorno dessa estratégia?
Existem várias ferramentas e métodos disponíveis para medir o retorno do marketing. Além disso, como nossa equipe é especialista podemos lhe ajudar a medir e entender os dados obtidos.
Não sabe como implementar uma estratégia de marketing de performance
Assim como implementação do marketing de performance e a sua adequação para equipe interna de vendas, pode ser feita com o auxílio de uma equipe especializada e juntamente com ferramentas de medição assim como CRM.
Agora que já sabe como funciona o tráfego pago, confira como ele pode ser usado para gerar leads qualificados clicando aqui.
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