Dois personagens são muito importantes para a sobrevivência de empresas, são eles os leads e os clientes. Mas, quem são eles, qual é a diferença entre os dois e, por que é tão importante entender essa distinção?
Chamamos de leads os potenciais clientes. Eles ainda não fecharam um negócio com sua empresa, mas estão interessados em fazê-lo. São pessoas que entregaram à sua empresa seus dados pessoais ou profissionais, para posterior contato. Frequentemente, vêm através de alguma ação de marketing digital. São vistos como grandes oportunidades de negócio.
Já os clientes – ou compradores – são aqueles que já fecharam negócios com você. São divididos em 3 tipos:
- Ativos: Que fazem compras frequentes do seu produto/serviço – ou compraram recentemente.
- Pré Inativos: Que estão há um tempo pré definido sem comprar com você.
- Inativos: Estão há um longo tempo sem comprar com você (tempo superior ao de pré inatividade) ou romperam contrato.
É importante entender essa distinção, pois, a forma de conduzir esses dois personagens é bem diferente.
Então, como trabalhar com esses diferentes tipos de pessoas?
Tanto o lead, quanto o cliente, são de extrema importância para o sucesso da sua empresa. Porém, os esforços para converter leads em clientes são diferentes daqueles dedicados a manter os clientes que você já tem.
Você pode utilizar mais tempo com um lead para explicar seus produtos ou serviços e mostrar os benefícios de fechar negócio com você. Ele pode demorar um tempo para se tornar cliente, por isso, é importante que você saiba qual é o tempo médio para o tratamento de um lead, na sua empresa. Sabendo isso, você consegue despender o tempo correto (nem muito curto, nem muito longo) com essa pessoa.
Enquanto isso, os clientes já estão familiarizados com sua empresa. Você pode gastar menos tempo explicando seus produtos e serviços a eles e, em vez disso, concentrar-se em oferecer formas de mantê-lo satisfeito, fazer um bom pós-vendas e buscar novas vendas.
Conclusão
Entender a diferença entre leads e clientes é de extrema importância para a sua empresa, pois, como apontado, os esforços comerciais e a divisão de tempo entre eles são diferentes. Sabendo disso, você pode organizar melhor seu processo de atendimento e de venda.
Aprenda mais sobre os leads e como gerá-los lendo nosso artigo O Que São Leads e Como Gerá-los